esocial & SST

Cronograma do eSocial esperado para setembro/2020 foi suspenso. Saiba como os grupos de Saúde & Segurança do Trabalho (SST) foram afetados:

Em conformidade com a Portaria Conjunta nº 55/2020 (DOU de 04/09), foi suspenso o cronograma do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial previsto na Portaria SEPRT nº 1.419, de setembro de 2019.

Isso significa que o cronograma previsto para iniciar em setembro/2020 perdeu a validade. Afetando, dessa forma, além dos 3º e 4º grupo, também, os envios de eventos referentes à Saúde e Segurança do Trabalhador SST. 

Por enquanto, as empresas de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho não devem preocupar-se com os envios de eventos. Recomenda-se que as empresas aproveitem o tempo até a próxima divulgação do calendário, para adaptarem-se, cautelosamente, à nova realidade.

As novas datas de início para os próximos faseamentos do eSocial serão previamente divulgadas no portal, assim que definidas. Elas serão publicadas com  6 meses de antecedência antes da sua obrigatoriedade, como comprometeu-se o próprio Governo.

A alteração do calendário ocorreu devido à calamidade pública decorrente da pandemia do COVID-19. Portanto, aguarda-se o funcionamento normativo das empresas nacionais para que seja possível retornar com o calendário do eSocial.

Apesar da prorrogação, permanece sendo imprescindível pensar em uma gestão eficiente que trabalhe em conjunto a um software atualizado com as mudanças do eSocial e outra normas regulamentadoras. 

O Grupo SOMED oferece uma Prestação de Serviço de soluções constantemente  atualizado com as principais necessidades da Saúde e Segurança do Trabalho. Leve para sua empresa um PARCEIRO completo em Saúde & Segurança do Trabalho (SST).


#esocial#segurançaocupacional#saudeocupacional#somed#gruposomed#gestaoocupacional